O PROJETO

A proposta de projeto tem como pressuposto metodológico o fortalecimento do Grupo de Estudos em Manejo Agroecológico do Solo (GEMAS) no Cerrado Brasileiro com a parceria de várias instituições do Centro-Oeste. O GEMAS pretende integrar-se com a comunidade científica nacional e internacional, e integra docentes, pesquisadores, extensionistas, estudantes e profissionais de instituições de todo o mundo que trabalham com manejo agroecológico do solo com vista à gestão sustentável de áreas agrícolas, tratando de temas ligados à Agroecologia e o uso dos produtos da sociobiodiversidade.

Troca de experiências sobre o manejo agroecológico do solo é fundamental para o desenvolvimento do território rural e o progresso da ciência e da tecnologia, proporcionando intercâmbios proveitosos e de alta significância para uma agricultura sustentável nos trópicos, além da geração de parcerias de grande impacto e lançamentos de novas tecnologias.

A expansão das áreas de produção orgânica e de base agroecológica tem aumentado paulatinamente a participação no Estado de Goiás. Esse cenário econômico proporciona amplas oportunidades para debate sobre questões ambientais relativas ao uso sustentável dos recursos naturais, visando sua conservação conjuntamente ao desenvolvimento econômico.

Os parceiros se propõem organizar um Núcleo de Estudos em Agroecologia de alta qualidade, proporcionando aos participantes uma rica troca de experiências e práticas, bem como o compartilhamento do conhecimento advindo de pesquisas e estudos voltados para o tema, para a Agricultura e Meio Ambiente, com especial destaque para os problemas que ocorrem na região do Bioma Cerrado e no Brasil. O GEMAS permitirá, ainda, um importante intercâmbio com pesquisadores de outros países, que também apresentam problemas nesta temática, semelhantes aos nossos, propiciando maiores avanços da ciência em nosso país.

Coordenador: Professor Wilson Mozena Leandro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Estabelecer um diálogo entre a ciência e a prática agropecuária com foco nos agrossistemas tropicais, associando saberes das instituições participantes;

• Divulgar e discutir resultados técnico-científicos de pesquisa no tema Agroecologia de eventos, fórum, mesas redondas;

• Incentivar a criação de intercâmbios e parcerias científicas entre os parceiros participantes;

• Discutir assuntos relevantes no tema Agroecologia e produção orgânica por meio de projetos associados e avaliações internas; 

• Discutir assuntos específicos em reuniões de grupos de discussão, com troca de experiências;

• Discutir assunto pertinente à publicação científica por meio de palestra;

• Discutir e decidir sobre assuntos pertinentes à Sociedade Brasileira em plenárias; 

• Divulgar a cultura regional e nacional por meio de excursão técnica e apresentações culturais proporcionando intercâmbio de experiências com pesquisadores estrangeiros;

• Proporcionar, aos participantes, o aprofundamento de conhecimentos em assuntos específicos no tema Agroecologia, por meio da oferta de palestras e trabalhos científicos.

INSTITUIÇÃO DE EXECUÇÃO

Universidade Federal de Goiás, CNPJ 01567601/0001-43. Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, Campus Samambaia – Rodovia Goiânia / Nova Veneza, Km 0 – Caixa Postal 131, CEP 74001-970, Goiânia, GO, Brasil.

VÍDEO INSTITUCIONAL